Para Refletir

Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres. - Rosa Luxemburgo

Inicial Simpósio de Pesquisa Estado e Poder
Simpósio de Pesquisa Estado e Poder

A Linha de Pesquisa Estado e Poder e o Grupo de Pesquisa História e Poder promovem a cada dois anos o Simpósio Nacional Estado e Poder que, em 2017, terá a sua sexta edição. A organização do evento é de responsabildade dos professores, mestrandos e doutorandos vinculados à Linha de Pesquisa Estado e Poder do Programa de Pós-Graduação em História, Poder e Práticas Sociais da UNIOESTE, bem como dos professores e acadêmicos que integram o Grupo de Pesquisa História e Poder e o Laboratório de Pesquisa Estado e Poder (pesquisadores, mestrandos, doutorandos, graduandos, bolsistas e professores da rede pública vinculados ao Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE).

 
VI Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: Estado, Poder e Revoluções

A temática central desta edição propõe refletir sobre os processos revolucionários em suas diversas dimensões constituintes – sujeitos sociais e grupos políticos, embate entre projetos hegemônicos na construção dos processos revolucionários, conteúdo social, formas de transição e afirmação da nova ordem revolucionária, revolução e contrarrevolução, revoluções burguesas e revoluções socialistas, a atualidade do debate em torno do conceito de Revolução, etc. Interessa-nos pensar a historicidade dos distintos processos revolucionários, suas especificidades e contradições e seus percursos e desdobramentos, assim como os embates na historiografia e na mídia que produzem interpretações conflitantes e disputam a produção de uma memória social. Ao mesmo tempo, é relevante refletir sobre o caráter do Estado e as dimensões constitutivas de seu poder, assim como das formas históricas e regimes políticos produzidos para impedir ou confrontar processos revolucionários.

Leia mais...
 
V Simpósio de Pesquisa Estado e Poder

O V Simpósio de Pesquisa Estado e Poder terá como temática central "Ditadura, transição e democracia" e se propõe aprofundar discussões travadas nas edições anteriores. Interessa-nos pensar a historicidade das distintas conformações dos regimes ditatoriais e democráticos, a intervenção de aparelhos privados de hegemonia, os mecanismos de produção e disseminação do consenso e as iniciativas voltadas à contestação e resistência. Ao mesmo tempo, pretendemos estimular a reflexão e debate sobre os processos de transição e os elementos de ruptura e continuidade que os permeiam, a intervenção das classes, frações de classe e grupos sociais.

 

Leia mais...
 
IV Simpósio de Pesquisa Estado e Poder

O IV Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: ditaduras e democracias teve como temática central a questão das “ditaduras e democracias”, as discussões realizadas se pautaram tanto em reflexões de caráter teórico como em estudos empíricos. Dessa forma, foi possível pensar a historicidade das distintas conformações das ditaduras e democracias, os embates sociais em torno de seu formato, a intervenção de aparelhos privados de hegemonia, os mecanismos de produção e disseminação do consenso e as iniciativas voltadas à contestação e resistência. Igualmente foram discutidas questões referentes aos processos de transição e os elementos de ruptura e continuidade que os permeiam, a intervenção das classes, frações de classe e grupos sociais e os embates na memória acerca do significado histórico das ditaduras.

Leia mais...
 
III Simpósio de Pesquisa Estado e Poder

O III Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: processos de construção de hegemonias no Brasil contemporâneo, realizado entre os dias 16 e 18 de agosto de 2012, privilegiou a discussão sobre os processos de construção de Hegemonias, com especial atenção aos processos de afirmação de hegemonias, de constituição de aparelhos privados de hegemonia, de organização dos grupos dominantes e das classes subalternas e de gestação, afirmação e contestação de projetos sociais nas últimas cinco décadas. Esta temática foi contemplada de forma especial na programação de conferências e mesas redondas, bem como na apresentação de comunicações acadêmicas que enfocaram assuntos diversos relacionados a problemática e a relação Estado e Poder.

Leia mais...
 
II Simpósio de Pesquisa Estado e Poder

No II Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: a hegemonia em questão, realizado entre os dias 25 a 27 de agosto de 2009, as temáticas discutidas permitiram destacar a perspectiva ampliada de abordagem das relações de poder e da configuração do Estado, bem como as diversas investigações produzidas em torno dos processos de afirmação e reafirmação de hegemonia(s). As mesas de trabalhos abarcaram temas e pesquisas tais como intelectuais, imprensa, trabalho e trabalhadores, neoliberalismo, ditaduras, políticas educacionais, questão urbana, movimentos sociais urbanos e rurias, questão agrária, cultura e embates sociais em tono de projetos.

 

 

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

Página 1 de 2